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Ferramenta de avaliação de leitura desenvolvida em Stanford é testada em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Joinville é uma das duas no Brasil escolhidas para aplicação de testes que mensuram habilidades de leitura em alunos do Ensino Fundamental

A Rede Municipal de Ensino de Joinville participará da validação de uma ferramenta inovadora desenvolvida pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, destinada a mensurar o nível de leitura dos estudantes do Ensino Fundamental. Cerca de 5 mil alunos de nove escolas municipais realizarão os testes da Avaliação Online de Leitura Rápida (Rapid Online Assessment of Reading, ou ROAR) no início de julho.

Na semana passada, dois pesquisadores de Stanford estiveram em Joinville para realizar uma formação com os professores integradores de mídias e tecnologias (PIMM), que serão responsáveis pela aplicação dos testes. Eles também visitaram a Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira, no bairro Paranaguamirim, onde realizaram um teste piloto com duas turmas de estudantes, preparando o terreno para a aplicação da ferramenta no próximo mês.

Além de Joinville, apenas a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada para a validação do teste no Brasil. A escolha de Joinville se deu, em parte, devido à robusta infraestrutura tecnológica existente nas escolas municipais, que facilita a aplicação do teste online com os alunos.

“Joinville é uma cidade com um sistema educacional muito avançado, e o acesso dos alunos aos chromebooks é um diferencial. Sem o contato com o município, seria difícil validar a ferramenta de forma tão eficiente e rápida”, explicou a pós-doutoranda e pesquisadora Karine Votikoske Roncete.

O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, destacou que a cidade já possui uma educação de destaque no Brasil, e parcerias como esta com Stanford visam elevar ainda mais a qualidade educacional para padrões internacionais.

“Stanford é uma das maiores instituições de pesquisa e estudo em educação do mundo, e essa colaboração mostra que Joinville está no centro das atenções a nível internacional, reconhecendo o trabalho que estamos desenvolvendo”, afirmou Calegari. “Para a aplicação do teste, é necessário uma infraestrutura de computadores e internet, que nós temos graças ao programa Somos Digitais, que equipou nossas escolas com tecnologia de ponta”, complementou.


Como funciona a ferramenta

Conhecida como ROAR (Rapid Online Assessment of Reading), a ferramenta nasceu da necessidade de adaptação às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que impediu a aplicação de testes presenciais e individuais anteriormente conduzidos por professores da faculdade de educação de Stanford.

A pandemia trouxe à tona os desafios de realizar avaliações educacionais de maneira segura e eficiente, levando os pesquisadores de Stanford a desenvolverem uma versão online e autoaplicável do teste de leitura. A ferramenta passou por várias revisões nos Estados Unidos antes de ser aplicada na Colômbia e na Itália. Agora, ela chega ao Brasil para sua fase de validação, sendo Joinville uma das duas cidades selecionadas no país, ao lado do Rio de Janeiro.

O principal objetivo do ROAR é avaliar a compreensão e as habilidades de leitura dos estudantes do Ensino Fundamental. O teste é realizado em duas etapas, nas quais os alunos interagem com palavras e frases na tela, respondendo a perguntas relacionadas ao conteúdo apresentado. Criado no formato de autoaplicação e gamificado, o ROAR é conduzido de maneira online e silenciosa, oferecendo uma experiência interativa e envolvente para os alunos. Os primeiros resultados são disponibilizados logo após a conclusão do teste, permitindo uma rápida análise do desempenho dos estudantes.

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